quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cristo Erótico / Repensando o pecado e a graça para pessoas LGBT.

"Crucifixo", de Elisabeth Ohlson Wallin

"Repensando o pecado e a graça para as pessoas LGBT Hoje", é um ensaio liberado pelo Rev. Dr. Patrick S. Cheng, e é aqui apresentado como uma série de estudos de cinco semanas a partir de agora. [Update: Um novo livro baseado nesta série "do pecado para Surpreendente Graça: Descobrindo o Cristo Queer", de Patrick Cheng, que foi publicado na Primavera de 2012.] 
Toda semana Cheng apresentará um dos cinco modelos que surgem das experiências de pessoas LGBT:

1) Cristo Erótico / Repensando o pecado e a graça para pessoas LGBT. (o pecado como a exploração; graça como mutualidade);
2) CRISTO FORA/REPENSANDO O PECADO E A GRAÇA PARA AS PESSOAS LGBT (o pecado como o armário, a graça de sair);
3) CRISTO LIBERTADOR/REPENSANDO O PECADO E A GRAÇA PARA AS PESSOAS LGBT. (o pecado como a apatia, a graça como ativismo);
4)  CRISTO TRANSGRESSIVO: REPENSANDO O PECADO E A GRAÇA PARA AS PESSOAS LGBT. (o pecado como conformidade; graça como desvio);
5)  REPENSANDO O PECADO E A GRAÇA PARA AS PESSOAS LGBT: O CRISTO HÍBRIDO. (o pecado como singularidade; graça como hibridismo) [Atualização: Cheng acrescentou mais dois modelos em seu novo livro: 6) Cristo Auto-Amor (o pecado como a vergonha, a graça como o orgulho) 7) Cristo Interligado (pecado como o isolamento, a graça de interdependência).

Cheng é professor assistente de teologia histórica e sistemática da Episcopal Divinity School em Cambridge, Massachusetts.

Ele adaptou a seguinte redação para o Blog Jesus in Love com base em seu artigo com o mesmo título do novo livro "A sexualidade e o sagrado: Fontes de Reflexão Teológica (segunda edição)", editado por Marvin M. Ellison e Kelly Brown Douglas. Seu livro "Radical Love: Uma Introdução à Teologia Queer", será publicado na próxima primavera por Seabury Books.

Cheng é um ministro ordenado da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), uma denominação cristã de afirmação LGBT que está aberta a todas as pessoas. Ele também é um contribuinte para a seção de religião do Huffington PostEle entregou a Palestra para John E. Boswell na Pacific School of Religion, em Berkeley, Califórnia, em abril de 2011. Patrick vive em Cambridge com seu marido de quase duas décadas, Michael. Para mais informações sobre Patrick, por favor, visite seu website em www.patrickcheng.net.



Repensando o pecado e a graça para as pessoas LGBT hoje [1]
Por Patrick S. Cheng, Copyright © 2010

Introdução

           O pecado é uma questão difícil para muitos, se não para a maioria das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e travestis e transexuais ("LGBT" ou "queer") com fé. É a principal razão pela qual lhe são negados a plena participação na vida da Igreja, incluindo a negação dos sacramentos e ritos, como o casamento igualitário e ordenação, bem como a negação de muitos direitos seculares, como o casamento civil e as leis de anti-discriminação. O pecado também os atormenta a partir de uma idade tenra (muito jovem). Isto é, somos ensinados desde muito cedo que coito entre pessoas do mesmo sexo é um ato pecaminoso, e seremos condenados ao castigo eterno no inferno se não formos capazes de se arrepender e se abster de tais atos.
            Como resultado, muitas pessoas LGBT são incapazes de compreender que a graça - ou seja, o dom imerecido do que Deus fez por nós em Jesus Cristo - é tudo. Se uma parte central da nossa identidade, que é a capacidade de experimentar o amor encarnado e prazer com outro ser humano, é entendida como intrinsecamente pecaminosa e na necessidade de arrependimento e abstinência, então por que devemos nos preocupar com a graça de Deus? Na verdade, que tipo de Deus sádico criaria as pessoas de uma forma e, em seguida, insiste que elas tem que mudar quem são, a fim de alcançar a salvação? Não é de estranhar, então, que muitas pessoas LGBT se afastaram da Igreja e da religião organizada.


O modelo tradicional Legal do Pecado e Graça

            A Igreja tradicionalmente tem falado sobre o pecado e a graça em termos legais. Por exemplo, os atos do mesmo sexo são entendidas como pecado porque violam a lei bíblica, a lei natural, e/ou outras proibições divinas contra tais atos. Embora haja apenas um punhado de passagens bíblicas que abordam atos do mesmo sexo (por exemplo, Gn. 19:5; Lv. 18:22 e 20:13; Rm. 1:24-25; 1 Coríntios 6:9 e 1 Tim 1:10), citadas uma vez ou outra para "provar" a pecaminosidade desses atos. Além disso, a Igreja Católica Romana tem contado com a lei natural para argumentar que a sexualidade humana sempre deve ser expressa no contexto da procriação, e qualquer desvinculação do prazer sexual e da procriação é uma violação da lei de Deus.
            Pelo contrário, a graça sob o modelo jurídico tradicional é entendida como o perdão daqueles que se envolveram em atos do mesmo sexo (ou seja, a justificação), bem como a assistência de Deus em ajudar essas pessoas a se abster de tais atos proibidos no futuro de Deus (que é, a santificação). Em outras palavras, aceitar a graça de Deus é ter que se abster de ter qualquer sexo não-procriativo, incluindo atos do mesmo sexo.
            Há uma série de problemas com este modelo jurídico tradicional de pecado e de graça. Em primeiro lugar, este modelo retira a mensagem central do Novo Testamento, que é a justificação pela graça somente. Ao caracterizar o pecado como a violação das leis eternas de Deus, o foco inevitavelmente muda para quem pode ou não pode estar violando essas leis. Este, por sua vez, leva a uma obsessão com grupos que são pensados ​​para ser pecadores (por exemplo, as pessoas LGBT), em oposição a um foco na graça imerecida de Deus, que é realmente a única coisa que pode ajudar qualquer um de nós para superar a escravidão do pecado original.
            Segundo, o modelo tradicional de resultados legais em uma obsessão com definição precisa do que as regras de direito e comportamento chamam de errado. Especificamente, este assume a forma de argumentação e prova textual interminável sobre o que a Bíblia "na verdade", diz sobre os atos do mesmo sexo. Embora eu acredite na importância da exegese bíblica, eu também acho que um foco estreito sobre o que Deus proíbe ou permite nas escrituras tira o maior quadro do pecado original e da importância teológica de Jesus Cristo na história da salvação. Isto é, a Bíblia torna-se simplesmente um livro de regras, em oposição à revelação do relacionamento de Deus com - e amor para - a humanidade como o Verbo feito carne.


O modelo cristológico do pecado e da graça

            Como uma alternativa para o modelo jurídico tradicional, proponho um modelo cristológico do pecado e da graça. Sob esse modelo - o que é sugerido pelo trabalho dos teólogos cristocêntricos como Boaventura e Karl Barth - Jesus Cristo é o ponto de partida para pensar sobre o pecado ea graça. Isto é, o pecado é definido como qualquer coisa que se opõe à graça do que Deus tem feito para a humanidade em Jesus Cristo. Em outras palavras, o pecado é definido em termos relacionais a Jesus Cristo. Ele não pode ser reduzida a uma longa lista de mandamentos de obediência.
            Por exemplo, uma maneira de pensar sobre o pecado e a graça de uma perspectiva cristológica é entender o pecado como orgulho e graça como condescendência . Ou seja, na medida em que Jesus Cristo é entendido como a graça de Deus descendo do céu para a nossa salvação (ou seja, condescendência), então o pecado é definido como desejo da humanidade para elevar-se acima de Deus (isto é, orgulho). Os teólogos da libertação têm caracterizado este como o pecado de subjugação econômica e política dos marginalizados.
            Por outro lado, uma outra maneira de pensar sobre o pecado e a graça de um modelo cristológico é entender o pecado como preguiça e graça como exaltação. Ou seja, na medida em que Jesus Cristo é entendido como a graça de elevação até de Deus da humanidade na vitória da ressurreição (isto é, a exaltação), então o pecado é a recusa da humanidade para se elevar ao nível do que Deus nos chamou para ser (isto é, preguiça). Teólogas feministas e mulheristas têm caracterizado este como o pecado de esconder ou/a negação de si mesmo.
            Com base no modelo cristológico, proponho cinco modelos cristológicos do pecado e da graça que surgem das experiências de pessoas LGBT: (1) o Cristo Erótico; (2) o Cristo Fora ; (3) o Cristo Libertador; (4) o Cristo Transgressivo; e (5) o Cristo híbrido. Estes cinco modelos utilizam as experiências de pessoas LGBT para ilustrar como o pecado e a graça se manifestam dentro de um contexto social específico. A minha esperança é que esses modelos possam levar a uma discussão mais reflexiva - em oposição ao silêncio ou evitação - sobre o pecado e a graça significa para as pessoas LGBT hoje.


Modelo Um: O Cristo Erótico

            O primeiro modelo cristológico do pecado e da graça para as pessoas LGBT é o Cristo Erótico. De acordo com Audre Lorde, escritora negra, lésbica e feminista, o erótico é sobre a relacionalidade e desejo pelo outro; é o poder que surge da "partilha profundamente" com outra pessoa. O erótico é "compartilhar a nossa alegria no satisfatória" do outro, em vez de simplesmente usar outras pessoas como "objetos de satisfação." [2]
O Cristo Erótico surge da realidade de que Jesus Cristo, como o Verbo feito carne, é a
própria encarnação dos mais profundos desejos de Deus para nós. Jesus Cristo desceu do céu não para a própria auto-gratificação de Deus, mas sim para nós e para a nossa salvação. Nos evangelhos, Jesus repetidamente mostra o seu amor e desejo de todos aqueles que entram em contato com ele, incluindo o toque físico. Ele usa o toque como uma maneira de curar pessoas de doenças e deficiências, bem como para trazê-los de volta à vida. Ele lava os pés de seus discípulos, e ainda permite que o discípulo amado deite sobre o seu peito na última ceia.
Por outro lado, Jesus é tocado fisicamente por muitas das pessoas que entram em contato com ele. Ele é tocado pela mulher com hemorragia na esperança que seus poderes a curassem. Ele é banhado por um óleo caro pela mulher em Betânia. Depois de sua ressurreição, Jesus permite Tomé colocar o dedo na marca dos pregos, e também colocar a mão no seu lado. Todas essas interações físicas são manifestações do amor de Deus por nós - e nosso amor recíproco por Ele - por meio do Cristo Erótico.

Carter Heyward, teóloga e lésbica Episcopal, tem escrito sobre o Cristo Erótico no contexto do "caráter radicalmente mútuo" da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para Heyward, o significado de Jesus Cristo não está apenas na forma em que ele toca os outros (tanto física como de outra forma), mas também nas formas em que ele estava "curando, libertando e transformando" aqueles que o encontravam. Este poder em relação mútua não é algo que existe apenas dentro da relação trinitária entre Deus, Jesus Cristo, ou o Espírito Santo. Em vez disso, esse poder está presente em todos nós, que já "amei, realizada, ansiava, perdido." [3]



O pecado como Exploração



            Então, o que é o pecado e a graça, à luz do Cristo Erótico? Se o Cristo Erótico é entendido como o desejo mais profundo de Deus para a relação com a gente, então o pecado - definido como o que se opõe ao Cristo Erótico - pode ser entendida como a exploração, ou a completa falta de reciprocidade ou preocupação com as necessidades e desejos, sexual ou de outra forma, de outra pessoa.

Para muitas pessoas, o pecado no contexto do Cristo Erótico toma a forma de práticas sexuais em que um dos parceiros é tratado como um mero objeto de gratificação ou algo menos do que uma pessoa cheia (por exemplo, sexo decorrente de vício). Essas pessoas, particularmente são aquelas que lutam com o vício em sexo e/ou baixa auto-estima, se envolveram em anônimos, inseguros, e/ou movidos a drogas associadas, onde a auto-satisfação é a principal, se não única preocupação. Parceiro ou parceiros do viciado em sexo são reduzidos a objetos de estímulo e não se vêem como seres humanos em si mesmos. Este é o pecado da exploração no trabalho - com um parceiro como um objeto de estímulo e não como um ser humano.


Graça como Mutualidade



            Pelo contrário, a graça no contexto do Cristo Erótico é a reciprocidade, ou a profunda consciência de ser-em-relação com o outro. Como Lorde descreve, a graça pode tomar a forma de algo tão simples como "partilhar profundamente qualquer exercício com outra pessoa", como a dança. [4]. Para Heyward, a graça do Cristo Erótico leva necessariamente a forma de "justiça-amor" e compartilhar em "terra e os recursos vitais para a nossa sobrevivência e felicidade como pessoas e criaturas." [5]. A graça de mutualidade é entender que estamos todos conectados profundamente uns aos outros na criação. Ela exige um compromisso de mudar a forma como vemos e interagimos com o mundo, seja social, política ou sexual. A graça de reciprocidade é um dom que nos permite sentir uma conexão autêntica com os outros e com Deus.




[1] Copyright © 2010 por Patrick S. Cheng. Todos os direitos reservados. O Rev. Dr. Patrick S. Cheng é o Professor Assistente de histórico e Teologia Sistemática no Episcopal Divinity School em Cambridge, Massachusetts. Este ensaio é adaptado de seu artigo, "Repensando o pecado e a graça para as pessoas LGBT Hoje", na segunda edição de A sexualidade e o sagrado: Fontes de Reflexão Teológica, editado por Marvin M. Ellison e Kelly Brown Douglas. Para mais informações sobre Patrick, consulte o seu website em http://www.patrickcheng.net.
[2] Ver Audre Lorde, "Usos do Erótico: O Erótico como Poder" em Sexualidade e Sagrado: Fontes de Reflexão Teológica, ed. Marvin M. Ellison e Kelly Brown Douglas, 2a ed. (Louisville, KY: Westminster / John Knox Press, 2010), 75, 77.
[3] Ver Carter Heyward, Salvando Jesus daqueles que estão à direita: Repensando O que significa ser cristão (Minneapolis: Fortress Press, 1999), 74. Veja também Carter Heyward, Tocando Nossa Força: O Erótico como o poder e o amor de Deus (New York: Harper San Francisco, 1989).
[4] Ver Lorde, "Usos do Erótico", 75.
[5] Ver Heyward, Salvando Jesus daqueles que são direito , de 71 anos.

Volte na próxima semana para a parte 2: o Cristo Fora por Patrick S. Cheng. Nota do editor de Kittredge Cherry: A obra de arte para este post foi escolhida para contrastar a mutualidade erótica do Crucifixo de Ohlson Wallin, na parte superior (onde Jesus e seu amado juntamente na cruz birracial) com a exploração erótica do beijo de Judas de Recker (onde o beijo biracial explosivo envia Jesus para a cruz sozinho). 

Clique aqui para ver toda a série em inglês agora.
___ 
link relacionado: Abra as mãos: tesouro em vasos de barro: Uma Exploração Sexual da Ética (Vol. 13 No. 4).

Fonte: http://jesusinlove.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário