segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DIA 5: JESUS NA ÚLTIMA CEIA (SÉRIE GAY DA PAIXÃO DE CRISTO).

5. A Última Ceia (de A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay) por Douglas Blanchard
 Coleção de Leslie Lohman-Museum of Art Gay e Lésbico
de presente de Vincent Palange em memória de Louis Prudenti


"E durante o jantar... um dos seus discípulos, a quem Jesus amava, estava deitado perto do peito de Jesus." João 13:2, 23 (RSV). Os amigos se reúnem para um jantar íntimo em "A Última Ceia" a partir de "A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay", uma série de 24 pinturas de Douglas Blanchard. A figura de Cristo contemporâneo janta com doze pessoas, a dúzia de discípulos clássicos, mas eles são um grupo multi-racial de muitas idades, orientações e identidades de gênero. Uma mulher negra idosa senta-se ao lado de um empresário branco. A travesti em saltos altos de mãos dadas com um homem. O rosto de Jesus parece ser quase o mesmo de quando estava pregando no templo ...impassível. Ele envolve seus braços em torno dos homens ao seu lado. Todo o grupo é acompanhado por um toque, e ainda não estão completamente unidos. Eles expressam emoções que vão de surpresa à tristeza, e cada um olha em uma direção diferente. Placas armazenam alimentos para uma refeição, incluindo pães asmos, ovo cozido, e cordeiro assado. Um único copo de vinho tinto de sangue destaca-se contra as cores monótonas, insinuando o sacrifício por vir. O quarto é simples, iluminado apenas por uma lâmpada nua. Eles estão sentados em uma maneira que convida os espectadores a se juntar a eles a mesa. Todos os quatro evangelhos descrevem a última refeição de Jesus com os discípulos antes de ser preso. Relatos bíblicos sobre a Última Ceia são cheios de detalhes dramáticos e diálogos, tornando-se possível imaginar o que aconteceu naquela noite fatídica. Jesus anunciou aos discípulos assustados que um deles o trairia. Ficaram novamente chocados ao identificar o pão e o vinho como o seu próprio corpo e sangue, instando-os a comer e beber a sua parte. Ao dar um novo significado para a refeição da Páscoa, ele os preparou-os para sua morte iminente. Resumiu seus ensinamentos sobre o amor e deu-lhes um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ele orou pelos cristãos no presente e futuro. Lhes disse que o maior amor é entregar sua vida por seus amigos. Ao convidar seus amigos "fazei isto em memória de mim", Jesus instituiu o sacramento e investiu todas as refeições com um sentido vivo da presença de Deus. Cristãos revivem a Última Ceia cada vez que celebram o ritual conhecido como a Eucaristia, comunhão, ou Ceia do Senhor. A refeição sagrada é um ato central no culto onde os cristãos lembram Jesus ingerindo o espírito de Deus. Na pintura de Blanchard, o copo ainda está cheio de vinho, o que significa que Jesus ainda não passou-o a seus amigos, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue." O homem com a cabeça encostada em Jesus deve ser o sem nome "discípulo que Jesus amava". O discípulo amado é referenciado cinco vezes no evangelho de João. O termo implica que Jesus era apaixonado por ele, e por séculos alguns intérpretes sugeriram que eles tinham um relacionamento homossexual. A Bíblia descreve-o como o amado que apoiou a cabeça no peito de Jesus na Última Ceia. Blanchard coloca-os em uma pose que ecoa pinturas e esculturas medievais, como a do alemão do século 14, Johannesminne (John Love) do Mestre de Oberschwaben. Sua atração pelo mesmo sexo foi apontada por artistas de afirmação LGBT de hoje e estudiosos da Bíblia, mas aqui a sua relação é aceita naturalmente pelo grupo. Alguns também especulam sobre os tons homoeróticos da relação entre Jesus e Judas, o discípulo que o traiu. Mas esse não é o foco de Blanchard. Não é mesmo possível identificar Judas em sua última ceia. A Última Ceia é um dos assuntos mais populares (e na maioria das vezes parodiados). Os artistas costumam focar-se no anúncio da traição, ou então, como Blanchard, sobre a instituição da Eucaristia. Representações de data da Última Ceia leva-nos para os primeiros afrescos cristãos nas catacumbas de Roma do século II, embora que alguns estudiosos digam que as cenas da Ceia nas Catacumbas mostram uma refeição futura no céu prometido por Cristo. Nos primeiros mil anos de história cristã os artistas tendiam a ignorar a parte da Última Ceia para a ressurreição. A Eucaristia era celebrada como uma festa da vida, em vez de uma reencenação de morte. O pão e o vinho não era o Cristo crucificado, mas o Cristo ressuscitado. Após a Renascença tornou-se um assunto favorito. Última Ceia de Leonardo Da Vinci da década de 1490 continua a ser um dos quadros mais famosos de todos os tempos. Ele provocou uma variedade aparentemente infinita de imitações, do sublime ao ridículo. Alguns usá-a para fazer declarações políticas, como o todo-fêmea "Última Ceia de Yo Mama" do artista jamaicano-americano Renee Cox e "A Primeira Ceia", de Susan Dorothea White da Austrália. As interpretações modernas da Última Ceia tem sido feitas por muitos artistas de renome, incluindo Salvador Dali, que usou o surrealismo e simetria para retratar a refeição mística. Ao apresentar uma complexa visão atualizada da Última Ceia, Blanchard abre espaço para os espectadores participarem da cena que pode estar cheia do monótono excesso de familiaridade. Artistas como Elisabeth Ohlson, WallinBecki e Jayne Harrelson criaram versões queer da Última Ceia, duplicando a famosa composição de DaVinci e substituindo os personagens por pessoas LGBT contemporâneas. Blanchard vai mais longe ao conceber toda a composição. Seus toques queers incluem não só o discípulo amado, mas também uma travesti em saltos altos. Ele a coloca bem na frente como uma cortesia. Mas a sua Última Ceia não é uma festa só de LGBT. Eles são integrados em um grupo misto. Jesus acolhe todos os tipos de pessoas em sua refeição sagrada onde o amor conecta as pessoas com Deus e uns aos outros, o corpo de nutrição e espírito. Na Última Ceia, Jesus ensinou aos seus amigos sobre o amor. Logo o seu próprio amor seria testado. 



"Este é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim". Lucas 22:19 (RSV)

Os amigos de Jesus não sabiam que esta seria sua última refeição com ele, mesmo tendo tentado prepará-los. Todos os seus amigos mais próximos estavam lá, incluindo o homem a quem Jesus amava. Jesus aconchegou seu amado e falou sobre o amor, e, em seguida, sobre a traição, e, em seguida, muito mais sobre o amor. Jesus disse que estava indo embora e os exortou a amar uns aos outros como ele os amou. O maior amor, disse-lhes, é entregar a sua vida por seus amigos. Ele entregou o pão e disse-lhes algo totalmente inesperado: Tomai, comei; este é o meu corpo. Em seguida, pegou um cálice, dizendo: Beba, todos vós, este é o meu sangue. Ele deu e eles receberam completamente, um ato de verdadeira comunhão. O vinho era doce, com um toque de amargura.

Jesus, obrigado por me alimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário