domingo, 5 de abril de 2015

POR QUE JESUS MORREU NA CRUZ?




O que a morte de Jesus na cruz realmente fez?

"Por que Jesus morreu na cruz?"

Suspeito que a pergunta tenha sido feita desde o dia em que Jesus morreu numa cruz.
A resposta mais comum para muitos cristãos "ele morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados" (expiação penal substitutiva) é realmente um conceito relativamente recente. Na verdade, ele só se tornou uma parte do ensinamento cristão cerca de 1600 anos depois que Jesus foi crucificado.
Muitos dos números limitados de versos utilizados para demonstrar que a expiação penal substitutiva é bíblica, juntamente com os escritos da igreja primitiva parecem concordar em um único ponto, a morte de Jesus, está relacionada com os pecados da humanidade - não necessariamente uma afirmação de que sua morte foi um substituto por nossos pecados.
Ao interpretar esses versos, é importante reconhecer que a maioria dos cristãos acredita que o "pecado" significa quebrar certas morais estabelecidas por Deus, como registrado pelos escritores da Bíblia.
Mas, acredito que Jesus achou este entendimento popular de pecado (durante sua vida e hoje) demasiadamente superficial e simplista. Quando ele diz: "Não penseis que vim destruir a lei e os profetas. Eu não vim para destruir, mas cumprir", em Mateus 5:17 o que ele estava realmente dizendo é: "Eu vim para destruir o modo como vocês estão usando a Lei" (e, portanto, como vocês entendem o pecado).
Você notou como desajeitadamente e abruptamente a citação de Jesus termina com "cumprir"? Algumas traduções da Bíblia, na verdade, jogam um "eles" (como em "para cumpri-los") para evitar a falta de jeito, mas, a verdade é que ele simplesmente não está lá na língua original.
O que existe é a palavra grega pleroo, que seria melhor interpretada como "a fazer pleno, a encher-se, ou seja, para preencher ao máximo", "para tornar completa, ou seja, para completar" (G4137 de Strong). Em outras palavras, a forma como a lei estava sendo interpretada e praticada no tempo de Jesus estava faltando a marca. Algo mais, algo diferente, tinha que ser feito, a fim de cumprir a intenção da lei.
É importante notar que Jesus fez esta declaração no meio do Sermão da Montanha - uma mensagem que acredito seja construída sobre o fundamento do amor. Durante este sermão, perto do final do capítulo 5 do Evangelho de Mateus, Jesus explica o que poderia ser considerado o somatório da mensagem (e, convenientemente, também parte do que ele disse é o somatório da "Lei"): "Vocês ouviram o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiará o teu inimigo'. Mas digo a vocês, amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.... Porque, se amais os que vos amam, que recompensa terão? Não fazem os publicanos o mesmo?"
Ok, então parece que temos vagado um longo caminho a partir da questão do pecado, mas tem sido um errante proposital. Como Tolkien nos lembra: "Nem todos que vagueiam estão perdidos."
Jesus veio para nos ajudar a compreender a plenitude da lei bíblica. Ele fez isso para nos ensinar sobre o amor completo e cheio.
Se você acredita que Deus é amor, entende a importância da lição de Jesus: Quando agimos de formas de desamor, afastamo-nos de Deus - que é o primeiro e único pecado: as ações que nos separam de Deus. O que deve considerar no coração como uma ação nos separa ou não de Deus (e no núcleo da lei) é a questão do amor. Será que esta ação vem de um lugar de amor?
E essa pergunta nos leva de volta para a cruz.
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida pelos seus amigos." - João 15:13 (NVI)
Como escrevi recentemente, um dos fatores mais importantes que colocou Jesus na cruz foi suas ações no pátio do templo. Ele entrou no pátio sabendo que estava entrando no centro do poder da região de Judá. Ele estava confrontando o corpo religioso e no coração de seu mercado; o mesmo lugar onde eles fizeram os lucros que financiaram o seu poder. Ele fez isso sob o olhar atento de guardas romanos que estavam lá para garantir que não haveria problemas durante a celebração anual da Páscoa, que era cercada para não escapar da mão pesada de um governante injusto.
Nos territórios ocupados por Roma, a forma infamante de ficar pendurado em uma cruz era para ser vista como uma ameaça para quem está no poder.
Jesus sabia o que estava fazendo. Ele sabia que seria visto como uma ameaça. Ele sabia quando conduzia (a cruz). Até argumento que ele tinha conhecido por um tempo o que ia fazer e onde era susceptível de conduzir. Três vezes diferentes antes de entrar no templo, Jesus previu que seria condenado à pena de morte, a morte por crucificação.
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida pelos seus amigos."
"Por que Jesus morreu na cruz?"
Jesus morreu na cruz porque ofendeu quem estava no poder.
Jesus morreu na cruz porque desafiou o status quo.
Jesus morreu na cruz, porque o amor não iria sentar em silêncio enquanto aqueles que tinham pouco estavam sendo pisados, usados e abusados por aqueles que tinham muito.
"Por que Jesus morreu na cruz?"
Jesus morreu na cruz para nos mostrar que o amor se nota em ação.

O pecado é qualquer ação que nos separa de Deus. As ações que nos separam de Deus são ações de desamor. Jesus veio para nos ensinar que a Lei foi projetada para ajudar-nos a evitar esses tipos de ações de desamor.
Ele também veio para nos mostrar que a plenitude do amor se percebe em ação.
Percebe-se na cura das pessoas que estão feridas. Percebe-se na alimentação das pessoas que estão com fome. Percebe-se nas pessoas que tem o amor negado. Percebe-se nos que defendem as pessoas que estão sobrecarregadas. Percebe-se nos amigos que compartilham os alimentos juntos. Percebe-se no luto pela perda de um amigo. Percebe-se em uma conversa sobre um copo de água fria. Percebe-se ajudando a celebração de um casamento. Percebe-se que ajudar é achar o significado perdido da vida.
Percebe-se em um homem pendurado em uma árvore, pois a ameaça de morte por parte do governo mais poderoso não era o suficiente para subjugar seu amor por aqueles que estavam a sendo aproveitados.
Jesus morreu para nos salvar dos nossos pecados?
Sim, mas não foi um momento que apagou nossos pecados por algum show de mágica mística de cima.
A morte de Jesus nos mostrou o quão longe o amor está, e que o amor se percebe quando é lançado em sua plenitude.
E ele mostrou-nos que, se realmente optarmos por segui-lo, Ele pode nos salvar dos nossos pecados.

Fonte: http://www.patheos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário