quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A SALVAÇÃO É UM TRABALHO INTERNO


Amo o retrato de João Batista de Da Vinci, por várias razões. Ele é vagamente andrógino, estranhamente sedutor, e seu sorriso aponta para um segredo que está morrendo de vontade de contar - ele contou: o arrependimento é o caminho para a vida.
A grande maioria dos cristãos ouvem sobre João no segundo domingo do Advento, um dia em que os episcopais começam o culto com uma oração em cima da mensagem dos profetas, a importância do arrependimento e da necessidade de abandonar os nossos pecados. Exatamente uma jogada perfeita para a vida no Brasil hoje.
Acho que vale a pena lembrar que os profetas, muitas vezes fazem as pessoas ficarem loucas, mas não necessariamente por causa do que dizem sobre o futuro. Profetas fazem as pessoas loucas, porque dizem a verdade sobre o presente, um tipo de verdade bem maior do que alguns não querem ouvir, especialmente se isso significa mudar a forma como vivem.
João geralmente é emoldurado pelos escritores do evangelho com palavras muito cristãos no Advento, mas as palavras de Isaías sobre o profeta é "uma voz que clama no deserto", montanhas sendo abatidas, caminhos tortuosos feitos em linha reta.
João era um pouco mais aguçado do que essa mensagem. Era a contra-cultural, cana-trituração, João era desprezado das pretensões sócio-religiosas de gente decente que mantinha as aparências. Lucas relata sobre João se referindo aos líderes religiosos de seus dias como uma "raça de víboras" e insiste em que os frutos do arrependimento é marcado por justiça social e econômica (Lucas 3: 7-14).
A grosseria de João é algo como um risco ocupacional dos profetas, nascidos, penso que, a partir da urgência de sua mensagem. A verdade é que eles falam na maioria das vezes do julgamento e da necessidade de mudança.
Há uma boa dose de teor profético de apuração da verdade acontecendo hoje e está fazendo um monte de gente irritada se não até ficando realmente loucas.
Como alguns ativistas que de uma forma calma e comedida começam a parecer um pouco desequilibrados ao dizer a verdade sobre nosso clima global. Não é apenas uma "verdade inconveniente"; pois para levá-la a sério significaria fazer uma correção de rumo profunda na forma como todos nós vivemos.

Nós também estamos vivendo o momento de dizer a verdade sobre machismo, racismo, homofobia e transfobia. Para levar a sério essa verdade de supremacia branca e heterosexista sistêmica significaria uma profunda mudança em nossas instituições sócio-econômicos.
Nesta época do ano, somos freqüentemente lembrados que muitas vezes juntamos nossa crise climática com o nosso racismo, machismo, homofobia e transfobia: a economia. Nesta temporada, quando o motor das lojas de varejo dão guinadas em alta velocidade, o link é surpreendente.
Algumas das vozes proféticas de hoje, por exemplo, estão tentando nos dizer uma verdade verdadeiramente inquietante sobre os nossos shopping centers. Elas incitam-nos a perceber que quase todos os produtos que podemos comprar nas nossas lojas de departamento é feita em fábricas chinesas.

Você pode pensar, e há uma fábrica na China fazendo suas coisas com um trabalho mal pago, com condições de trabalho não regulamentadas, efeitos ecológicos horríveis, e na sequência de uma epidemia de sequestros, violência contra as mulheres, e assassinatos?
Acho isso quase intolerável. Nenhum de nós escolheu a criação deste sistema que estamos profundamente arraigados e beneficiamo-nos dele todos os dias - muito parecido com o sistema que instituiu nossa crise climática e os sistemas que privilegiam as pessoas brancas heterossexuais.
Digo "quase" intolerável, porque acho que esse tipo de teor profético de apuração da verdade nos esmagaria o nosso resto de ano litúrgico e o que ele oferece para a fé cristã. As duas primeiras semanas do Advento, afinal, não são para o nosso desespero, mas para a nossa esperança. O Advento ousadamente declara que um outro tipo de mundo é possível e, de fato, que Deus está agora trazendo sobre esse novo mundo.
A questão nítida, é como. Como Deus está fazendo isso?
Pessoalmente, gostaria de ver uma parte do céu rasgar-se e abrir-se, e Deus consertando toda essa bagunça. Mas está além da minha capacidade de analisar de forma adequada, muito menos de classificá-la de fora. A salvação através de um super-herói, talvez de algum reino distante, seria muito bem-vinda no momento. E, de fato, a minha fé cristã inclui a convicção de que Deus tem, por vezes, agido de forma tão dramática e, por vezes, ainda o faz e ainda vai fazer.
Mas a maioria não.
Principalmente, a salvação é um trabalho interno. A transformação social acontece principalmente de dentro para fora - e que pode ser tão dramático como os céus se dilacerar.
João Batista certamente se preocupava com as desigualdades, distorções e corrupções de sua própria sociedade. No entanto, nota-se no foco duplo de sua mensagem: a urgência de arrependimento para se preparar para o único que iria batizar não apenas com água, mas com o Espírito Santo.
Ah! O Espírito Santo - agora pode ser a virada de jogo que precisamos. Ele é o que pode derrubar as montanhas de ressentimentos e ódio que cada um de nós tem construído para proteger nossos corações frágeis; o único que pode levar os caminhos tortuosos que seguimos para justificar nossas vidas destrutivas e torná-la uma linha reta; o único que pode clamar no deserto da solidão e desespero moderno para fazer as flores silvestres florescerem nos desertos do impulsos consumistas.
Transformação do mundo na maioria das vezes acontece e cria raízes ali, no coração do homem.
Então, vamos ler Isaías assim:

No deserto (do nosso sofrimento coletivo) preparai o caminho do Senhor,
endireitai no deserto (de nossa tristeza e perplexidade) um caminho para o nosso Deus.
Todo vale (de desespero) será exaltado, e cada montanha e colina (da violência) virá abaixo;
o terreno irregular (de opressão econômica) será nivelado,
e os lugares ásperos (de hostilidade racial, machista, homofóbica e transfóbica) virará planície.
Então a glória do Senhor será revelada,
todos os povos a verão, conjuntamente,
porque a boca do Senhor o disse (Isaías 40: 3-5).
Leia Isaías assim e o Natal tornar-se-á uma celebração da salvação como um trabalho interno: Deus escolhe para salvar com e entre nós, para orientar e conduzir-nos em direção a nossa próspera como um de nós, de dentro para fora.
Como Deus transformará o mundo?
Com arrependimento. O tipo de arrependimento provocado por ver o mundo como ele realmente é, de perceber como o mundo realmente funciona, de ouvir palavras de teor profético de apuração da verdade que pode perfurar nossa negação coletiva suficientemente para dar espaço para o Espírito Santo.
Nesse espaço, a Palavra de Deus se encarna - de novo.

Baseado no texto de Jay Emerson Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário