terça-feira, 27 de janeiro de 2015

QUESTÕES TRANS


Aproximadamente um por cento das pessoas experimentam-se como trans, isto é, não conforme com as categorias tradicionais de exclusivamente masculino ou feminino em termos de gênero. Isto pode ser tão pouco como um por cento é irrelevante: "Então, o que isso tem a ver comigo?" Mas se eu ou meu filho(a) ou o meu cônjuge ou um(a) irmã(o) estiver incluído nesse percentual, isso não se torna pouca coisa. Devido a uma ampla e cultural sensibilidade binária em relação ao sexo, essas pessoas muitas vezes são vistas como marginais, desajustadas ou párias.

O fenômeno biológico: Algumas pessoas acham que o sentido interior da identidade de gênero não corresponde a seu corpo físico. As mensagens do seu gênero hormonal do cérebro (quem sou eu) não concordam com a evidência de sua anatomia, (que eu pareço ser) este desconectar, enraizado em hormônios e cromossomos, é raro, mas muito real. Este é um fenômeno biológico, não uma condição moral.

O fenômeno psicológico: As pessoas trans, pegas entre as expectativas da sociedade e seu senso interior, muitas vezes se sentem isoladas e alienadas. Uma pessoa trans pode muito bem tentar suprimir essa interior prova de identidade de gênero e procurar se conformar às expectativas sociais. Este esforço, muitas vezes leva a uma determinada tentativa de adotar uma identidade de gênero não autêntica, resultando em uma vida construída sobre um falso eu. A pessoa pode casar e ter filhos, na esperança de superar o conflito interior, como uma estratégia de sobrevivência que é raramente bem sucedida.

Transição: Na meia-idade este cenário torna-se tipicamente insustentável. A crise ocorre com freqüência. Agora, a turbulência pode evocar, apesar sua rede social, o início de uma jornada em direção a uma expressão mais autêntica de si mesmo. Aflição pessoal neste momento pode ser grave, intensificada por memórias de décadas anteriores de negação. Jolie McKenna escreve: "Quando pessoas [transexuais] tomam a decisão intrinsecamente espiritual para abertamente abraçar a sua verdadeira identidade, enfrentam todos os obstáculos que ameaçam suas vidas e meios de subsistência."

Resolução e Libertação: O objetivo da transição de gênero é um sentido mais integrado do eu, e de uma existência mais pacífica. Justin Tanis comenta, "muitos de meus colegas comentaram comigo que hoje sou muito mais pacífico e calmo comparado aos anos que transitaram." Anteriormente, ele havia vivido com "um senso de inquietação espiritual, porque não tinha encontrado uma casa dentro de mim onde pudesse ser genuinamente eu mesmo. "

Adaptado do texto de James e Evelyn Whitehead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário