quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

15 senhoras que escreveram sobre o amor lésbico antes de você ter Nascido

Lésbicas e relações lesboafetivas como as conhecemos hoje são construções relativamente moderna, mas as mulheres estiveram com outras mulheres sempre.
Na fim do século XVIII e início do XIX, as relações menina-menina tomou forma de amizade romântica. Mulheres professaram seu amor por outra, viajaram juntas e foram carinhosas com outras em público e em privado. Algumas viveram juntas. Outras iam visitar outras, chutando os maridos para fora dos quartos, para que pudessem passar cada momento juntas. Elas também escreveram cartas umas para as outras.
As mulheres eram socialmente separadas dos homens, e amizades românticas poderiam co-existirem com o casamento heterossexual, embora algumas delas tomassem seu lugar. Molly Hallock Foote conheceu sua amiga romântica Helena, em Nova York, em 1868, e planejavam morar juntas, até que Helena se casar com outra pessoa. Gertrude Stein e Alice Toklas, agora entendidas como obviamente um casal, foram consideradas um par platônico por alguns estudiosos até recentemente.
Queiram ou não a lesbianidade das escritoras dessas cartas não é realmente certa, tanto porque já estão todas mortas e não mais podemos questioná-las e também, porque a imposição de idéias contemporâneas sobre sexualidade e relações de pessoas no passado não funciona.
Em Superando o amor dos homens, a historiadora lésbica Lillian Faderman escreve: "Atrevo-me a adivinhar que se as amigas românticas vivessem hoje, muitas delas teriam sido lésbicas-feministas, e se as lésbicas-feministas de nosso tempo tivessem vivido em outras épocas, a maioria delas teriam sido amigas românticas ". Faderman, no entanto, também não insistiu em impor a sexualidade em mulheres de outras eras.
O que está claro é que as relações entre as mulheres era completamente apaixonada.
Em Sapphistries , Leila J. Rupp escreve:
"Embora nunca podermos saber realmente o que se passou nos espaços das mulheres, tanto nos quartos ou conventos e mosteiros, as proibições, preocupações e fantasias de maridos e figuras religiosas e os restos ocasionais de uma prova de amor ou sexo entre mulheres são sugestivos. No mínimo, podemos concluir, que se os homens podiam imaginar o que duas mulheres podem fazer para a esquerda com seus próprios dispositivos (sem trocadilhos), por que as mulheres não faziam?"
Os casais que escreveram as seguintes palavras podem nunca ter tido relações sexuais - mas com certeza parece que desejavam.

Angelina Weld Grimké e Mamie Burrell

Angelina Weld Grimké
Não sabemos muito sobre a relação entre a poeta Afro americana Angelina Weld Grimké e sua amiga de escola Mamie Burrell, embora suas palavras façam alusão a uma relação jovem é possível que Mamie tenha sido objeto de uma carta que Angelina escreveu sobre um caso de amor desastroso. Em 1896, no entanto, Angelina escreveu a Mamie :

"Oh Mamie se você soubesse como meu coração bate quando penso em você e ele anseia e se calça para olhar, mesmo que apenas por um segundo em cima de seu lindo rosto."
Mais tarde, na carta ela pede para Mamie ser sua esposa e assina", sua amante apaixonada."

Emily Dickinson e Susan Huntington Gilbert Dickinson

Emily Dickenson e Susan Huntington Gilbert Dickinson
A escritora Susan Huntington Gilbert Dickinson tem sido chamada de "o principal objeto de desejo de Dickinson." O relacionamento de 40 anos, que começou antes de Susan tornar-se irmã-de-lei de Emily, durou até a morte de Emily, em 1886. Em 11 de junho de 1852, Emily escreveu Susie:

"Eu preciso de você mais e mais, e do grande mundo que cresce cada vez mais, e de meus queridos cada vez menos, a cada dia que você fica longe - eu sinto falta do meu maior coração; meu próprio ser vai passear, e apela por Susie - Os amigos são demasiado caro para Separar, Oh eles são muito poucos, e em quanto tempo elas vão embora onde eu e você não possamos encontrá-los, não vamos esquecer essas coisas, sua lembrança agora nos salvará muito de uma angústia quando já é tarde demais para amá-la! Susie, perdoa-me Querida, para cada palavra que digo - o meu coração está cheio de você, ninguém menos do que você está nos meus pensamentos, mas quando eu procuro lhe dizer algo que não é para o mundo, me faltam palavras. Se você estivesse aqui - Oh onde que você foi, minha Susie, não precisamos falar nada, nossos olhos sussurravam por nós, e sua mão rapidamente na minha, nós não pedimos língua - Eu tento trazer-lhe mais perto, eu persegui as semanas até que elas partissem, e a fantasia de que você veio, estou no meu caminho através da pista verde para conhecê-la, e meu coração vai correndo assim, tenho muita pressa para trazê-la de volta, e aprender a ser paciente, até que a querida Susie venha."

Gertrude Stein e Alice B. Toklas

Gertrude Stein e Alice Toklas B
O casal lésbico literário mais conhecido, Gertrude Stein conheceu Alice B. Toklas em 1907 e passaram a morar juntas em 1909. Embora vivessem juntas, muitas vezes trocaram notas e poemas. Em uma delas, Gertrude chama orgasmos "fazer uma vaca sair" (embora outros discordem que é o que ela queria dizer) e seu apelido para Alice era "bebê precioso":

Meu bebê precioso, você sente tudo tratado 
tratado para ter uma completa e toda uma 
vaca, sim doce você vai abençoar e eu 
estou tão cheia de ternura e prazer com 
minha abençoada esposa que devo transbordar como uma vaca, não havia 
de ser outra, oh minha abençoada 
Eu te amo tanto Eu te amo tanto da 
cabeça aos pés, abençoado bebê 
YD

Emma Goldman e Almeda Sperry

Emma Goldman
Almeda Sperry foi tão fortemente movida por algumas palestras de Emma Goldman que se tornou uma anarquista e trabalhou com ela por um tempo. Em 1912, Almeda escreveu a Emma :
"Querida ... Se eu só tivesse tido a coragem e me matasse quando você chegou ao clímax então - então eu teria conhecido a felicidade, pois naquele momento eu tinha a posse completa de você. Agora você vê o anseio que estou possuída com - o desejo de possuí-la em todos os momentos e isso é impossível. Que sofrimento maior pode haver - o maior paraíso - que maior o inferno? E como a vontade de viver varas em mim como quando eu quero viver depois de possuir você. Satisfeita? Ah Deus, não! Neste momento estou ouvindo o ritmo do pulso que vem através de sua garganta. Estou pulsando, juntamente com o seu sangue da vida, percorrendo os lugares secretos de seu corpo.
Eu gostaria de escapar de você, mas eu estou atormentada de lugar para lugar em meus sonhos. Eu não posso escapar do surto rítmico de seu suco de amor. "

Violet Trefusis e Vita Sackville-West

Violet Trefusis e Vita Sackville-West
Violet Trefusis e a poeta Vita Sackville-West se conheceram quando eram jovens e, em seguida, frequentaram a escola juntas, onde formaram um relacionamento que iria continuar por décadas. Comprometidas e casadas com homens e com os assuntos, como também, viajaram juntas várias vezes até o final de seu caso em 1921. Em março de 1919, Violet escreveu Vita:
"Eu quero você a cada segundo e cada hora do dia, mas estou sendo lenta e inexoravelmente ligada a alguém ... Às vezes estou inundada por uma agonia de desejo físico por você ... um desejo de sua proximidade e seu toque. Em outras vezes sinto que deveria estar muito contente se pudesse só ouvir o som de sua voz. Eu tenho tanta dificuldade de imaginar seus lábios nos meus. Nunca houve uma imaginação tão lamentável ...  Acho que esse engajamento ridículo irá definir sua mente em repouso ...
Nada e ninguém no mundo pode matar o amor que eu tenho por você. Eu entreguei a minha individualidade, a própria essência do meu ser para você. Eu lhe dei o meu corpo tempo após tempo para tratar com você o prazer, a rasgar em pedaços, se tal tivesse sido a sua vontade. Todos os painéis de minha imaginação eu desnudo para você. Não há um recesso no meu cérebro em que você não tenha penetrado. Eu agarrei a você e acaricio-lhe e durmo com você e gostaria de dizer ao mundo inteiro que eu clamo por você ... Você é minha amante e eu sou sua amante, e reinos e impérios e governos cambaleiam e sucumbem antes do agora para a poderosa combinação - a mais poderosa do mundo ".

Virginia Woolf e Vita Sackville-West

Virginia Woolf e Vita Sackville-West
A escritora Virginia Woolf conheceu poeta Vita Sackville-West, em 1922, e começaram uma relação muito apaixonada, embora Vita relatasse mais tarde que elas só fizeram sexo duas vezes. Em 21 de janeiro de 1926, Vita escreveu a Virginia :
"Estou reduzida a uma coisa que quer Virginia. Compus uma bela carta para você nas horas sem dormir no pesadelo da noite, e ela tem ido toda: Eu só sinto sua falta, de uma forma humana desesperada bastante simples. Você, com todas as suas cartas undumb, nunca iria escrever uma frase tão elementar como essa, talvez você nem sequer a sentiria. E ainda assim, acredito que você vai ser sensata em um pequeno espaço. Mas você veste tão bela uma frase que ela deve perder um pouco de sua realidade. Pensando comigo é muito difícil: sinto sua falta mais do que poderia acreditar, e estava preparada para perder um bom negócio. Portanto, esta carta é realmente apenas um grito de dor. É incrível como você se tornou a essencia para mim. Eu suponho que você está acostumada a ouvir pessoas dizerem essas coisas. Malditas seja, criatura mimada; não vou fazer você me amar mais, dando-me distância assim - Mas oh minha querida, não posso ser inteligente e retraída com você: Eu te amo demais para isso. Muito verdadeiramente. Você não tem ideia de como me arisco estando com pessoas que não gostam.Trouxe-a para uma arte. Mas você quebrou as minhas defesas. E eu realmente não me ressinto."

Eleanor Roosevelt e Lorena Hickok

Eleanor Roosevelt e Lorena Hickok
A jornalista Lorena Hickok e a primeira-dama-de-estado Eleanor Roosevelt encontraram-se em 1933 e, apesar de não abordar publicamente seu relacionamento, suas cartas sugerem um romance físico. Em 7 de março de 1933, Eleanor escreveu a Lorena :
"Hick querida,
Todo o dia penso em você e em um outro aniversário em que vou estar com você, e ainda esta noite você parecia tão distante e formal. Oh! Eu quero colocar meus braços ao seu redor. Eu sofro para prendê-la perto. Seu anel é um grande conforto para mim. Eu olho para ele e acho que ele gosta de mim, ou não estaria usando isso. "

Radclyffe Hall e Evguenia Souline

Radclyffe Hall e Evguenia Souline
Radclyffe Salão apaixonou-se por Evguenia Souline, a quem ela carinhosamente chamava de "Soulina" em letras, em 1934. Elas começaram um caso que era mais tolerado pelo parceiro de Hall, Una Troubridge. Em 24 de Outubro, 1934, Radclyffe escreveu Evguenia :
"Querida - Eu me pergunto se você percebe o quanto estou contando com a sua vinda para a Inglaterra, o quanto isso significa para mim - isso significa que todo o mundo, e de fato o meu corpo deve ser tudo, todo seu, como o seu vai ser todo, todo meu, amada. E nós duas vamos estar nos braços da outra, perto, próximas, tentando sempre estar ainda mais perto, e vou beijar sua boca e seus olhos e seus seios - Vou beijar o seu corpo todo - E você vai me beijar de volta quantas vezes você me beijou quando estávamos em Paris. E nada importa, mas apenas nós duas, nossas saudade de amor finalmente se unem. "
FONTE: http://www.autostraddle.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário