quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Artista gay pinta a "Intimidade com Cristo": Richard Stott reflete sobre a espiritualidade sensual.


Detalhe de "A intimidade com Cristo 3", de Richard Stott (para a imagem completa , clique aqui )

Intimidade de um homem gay com Cristo se expressa na nova arte e escrita de Richard Stott, um ministro metodista e terapeuta de arte em Sheffield, Inglaterra. Três grandes pinturas unem sexualidade e espiritualidade e, surgiu a partir da vida de meditação e oração de Stott sobre os místicos cristãos medievais, especialmente o poema "The Dark Night of the Soul", de São João da Cruz . "Eles chegam para a experiência de um compromisso profundo e íntimo com Cristo. Não é sobre sexo em si, mas há um aspecto erótico neles. O desejo sexual, o nosso desejo pelo outro, de estar perto dele e entrelaçado com ele é, na minha opinião, um eco do nosso desejo de Deus e desejo de Deus por nós. Na tradição cristã, que se expressa em Deus chegando perto de nós no corpo de Cristo ", escreve Stott.

"A intimidade com Cristo" tríptico de Richard Stott em exposição

O tríptico estreou em junho no ocultos Perspectives, um festival de artes que "traz a Bíblia para fora do armário" em Sheffield. Stott também postou reflexões sobre cada uma das pinturas em seu blog, que eu peço para Wonder: Explorar arte, Espiritualidade e Espaços Sagrados em Sheffield e além.... Ele concordou em partilhar seu trabalho no blogue Jesus in Love. Seu primeiro reflexo é reproduzido abaixo na íntegra, seguido de resumos de seus outros dois ensaios. Imagens foram cortadas para uma audiência geral. As pinturas são em óleo e folha de ouro sobre tela, medindo aproximadamente 24 por 31 centímetros.

Detalhe de "A intimidade com Cristo 2" por Richard Stott (para a imagem completa , clique aqui )

"Ele toca meu pescoço e todos os meus sentidos estão suspensos"
Por Richard Stott

Recentemente tenho sido atordoado por um famoso poema de São João da Cruz a partir de sua obra "The Dark Night of the Soul". No poema, ele escreve um encontro espiritual, que é profundo, para além das palavras e expressa na língua sensual de intimidade física: vento soprou para baixo da torre. Separando as mechas de seu cabelos com a mão suave Feriu meu pescoço E todos meus sentidos foram suspensas. Me perdi. Esqueci de mim. Entrego meu rosto contra o rosto do meu Amado. Tudo caiu e me deixou para trás, Abandonando a meus cuidados. Entre os lírios, esquecido. Quando li estas palavras ecoando através de anos a partir do século 16 a mística espanhola foi direto ao coração e ressoaram tão fortemente com a minha experiência com Cristo. Preciso tomar cuidado aqui, como não quero universalizar minha experiência, quer dizer que todos devem ter o mesmo tipo de encontro. Para algumas pessoas a idéia de se relacionar com Cristo em tudo é inútil. Além disso, muitas pessoas que procuram se envolver com ele, não podem fazê-lo da mesma forma que eu e nem devem, pois cada um de nós precisa trabalhar a nossa própria maneira de se envolver com o mundo e o transcendente. Então pegue minhas reflexões como o que são: A experiência particular de um cristão gay usando a oração contemplativa para se envolver com Jesus. Uma das ideias-chave do Cristianismo, que a igreja muitas vezes não percebe as implicações, é a de que Jesus tinha um corpo. Esta fé não é sobre alguma coisa espiritual vaga flutuando ao redor, mas é sobre as coisas materiais, e são expressa em um corpo humano real (E se as histórias de Jesus forem factuais ou não relevante para mim sobre isso, porque a verdade se expressa no mito * as histórias do evangelho é que a fé cristã é a cerca de um corpo real). Se Jesus tinha um corpo, em seguida, ele tinha sangue, muco, hormônios e todos os tipos de coisas sujas, desarrumadas e belas que nos tornam humanos. Tinha impulsos e desejos e era um ser sexual. Quando pensei nisso parecia escandaloso para mim. Eu estava em uma pequena Igreja Católica na estrada do peregrino Santiago de Compostela, na Espanha. Olhei para a escultura de Jesus na cruz, seu belo corpo torcido e esticado na dor ou êxtase e senti desejo por ele, um desejo pelo o corpo de Cristo. Eu queria tocar seu corpo e ser tocado por ele, possuí-lo e ser possuído por ele e que a posse mútua fosse transformada. Tinha inadvertidamente tropeçado e timidamente tocado essa experiência espiritual profunda e sensual expressa por São João da Cruz. Ao longo dos últimos meses tenho trabalhado em algumas pinturas muito pessoais que exploram esta experiência com Jesus e vou oferecer reflexões sobre cada uma delas nas próximas semanas. Compartilhá-las com alguma apreensão, uma vez que parece que estou expondo algo de minha alma, mas parece-me que a viagem artística é um contínuo quebrar-se aberto à medida que procuramos expressar as verdades que estão além do alcance das palavras. Numinoso de ouro em cada uma das pinturas é uma reminiscência de ícones cristãos ortodoxos. Os ícones não são usados como ídolos ou objetos de culto, mas são janelas para olhar através, para que possamos vislumbrar o divino. Espero que essas pinturas possam, de uma maneira pequena, ser janelas que abram os nossos horizontes e as possibilidades de compreensão de nós mesmos e da realidade transcendentemente linda que é encarnada na pessoa de Jesus. * Mito não é um termo pejorativo, mas significa uma história que expressa uma verdade - muitas vezes verdades universais sobre a natureza humana e a experiência_____________ Isso conclui o primeiro ensaio de Stott.

Detalhe de "A intimidade com Cristo 1" por Richard Stott (para a imagem completa , clique aqui )

Nenhum comentário:

Postar um comentário