segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Bonjour, mademoselle": a incrível história da primeira modelo transexual

Nascido George Jamieson em 1935, \April Ahsley foi uma das primeiras pessoas no mundo a mudar de sexo. Foi manequim da Vogue e balançou Londres no Golden Marbella.

ashley
Ashley, numa imagem de 1962
Foto: Corbis
Quando eu conheci o Dr. Burou, ele me perguntou: "Por que sendo tão lindo parecendo homem quer tornar-se uma mulher?". E então eu expliquei que não, a coisa era inversa. Ele me fez assinar papéis em que eu admitia que poderia morrer na cirurgia. Antes da anestesia ele me chamava monsenhor e eu ficava furiosa. Quando acordei, ele disse " Bonjour, mademoselle ", então eu soube que tudo tinha corrido bem."
Aos 78, April Ashley conta suas idas e voltas em sua história de várias tentativas. Dentro de uma hora de talk show falou sobre: Elvis, Salvador Dali e Picasso (quiseram pintala), Antonio Josephine Baker, dançarino (com quem dançou flamenco em Marbella), os Beatles e os Rolling Stones (adoráveis, amigos e clientes de seu restaurante nos anos sessenta do balanço ), David Bailey (que a fotografou), Jean Cocteau, a duquesa de Alba, o Marquês de Villaverde, a filha de Churchill, seu ex-marido, o Senhor ... ah, e da rainha da Inglaterra, que lhe deu o MBE no ano passado, uma das mais altas honrarias do Império Britânico por seu trabalho na comunidade gay e transexual.
Agora, o Museu de Liverpool, sua cidade natal, dedicou uma exposição individual com duração de um ano inteiro com fotografias e recordações de seu tempo como modelo, sua coletânea - "Eu era a favorita da Vogue para posar de lingerie, pois não havia nenhuma menina tão alta como eu "- toda a sua existência foi marcada pela cirurgia de redesignação sexual que sofreu em Marrocos em 1960 e que até hoje dá graças a Deus a cada manhã ". Foi apenas a nona pessoa no mundo a passar por tal cirurgia.
As primeiras memórias de April, antes George Jamieson, foi um combinado de dois eventos igualmente cataclísmicos: a eclosão da Segunda Guerra Mundial e a certeza de que nasceu no corpo errado. "Para evitar o bombardeio alemão éramos obrigados a colocar papelão nas janelas escuras e manter a luz sempre desligada. Minha infância foi toda as escuras. "Às vezes, a vida é comprometida em nos fornecer metáforas menos sutis". "Eu sempre soube que algo estava errado. Os vizinhos perguntavam a minha mãe: O que é isso?. Eu não era uma pessoa, era um "ele". Minha mãe, que era muito católica e muito difícil, não me queria, eu parecia ser muito diferente. Mas meu pai dizia: Você veio a este mundo para embelezá-lo. '"
abril menino
Antes da cirurgia, no clube do cabaré parisiense Le Carousel.
Foto: Museu de Liverpool
A melhor maneira que podia pensar era deixar Liverpool e se juntar à marinha mercante, com apenas 15 anos, o que quase lhe custou o suicídio: "Durante a viagem, os meus companheiros foram adoráveis, mas ao chegar no porto, beberam como peixes, tentaram arrombar a porta da minha cabine e rasgar minhas roupas. "Ao desembarcar na França, o jovem George perguntou nas tavernas, "Você trabalha em Le Carrousel?». Todo mundo sabia que no famoso  cabaré  de Paris comandando por Coccinelle, trabalhava a primeira transexual da França. O Sr. Marcel, o proprietário, foi até lá buscá-la,   questionou:
- Você sabe dançar?
-Não.
- Você pode cantar?
-Não.
"É como você está contratado."
George tornou-se pela primeira vez em Abril ("porque eu nasci em abril), no shifter e emcee o show mais charmoso da Europa. "Ginger Rogers, Rex Harrison, Josephine Baker, a princesa Grace ... todo mundo passou." Elvis, após o cansaço do serviço militar na Alemanha, ia para Le Carrousel todo fim de semana e se dedicava a deflorar as 40 coristas, uma a uma. "Ele queria dormir comigo, mas seu empresário, o coronel Parker, não iria deixá-lo. Eu teria ficado encantada, pois era bonito, com os olhos e pele mais incríveis que já viu." "Elvis foi muito melhor do que Picasso, que veio me visitar quatro vezes em meu estúdio, e que "violou os olhos." Até então, Franco salvou April de viajar para Marrocos, para ir a clínica do médico Burou que muitas foi falado em sussurros nos bastidores de Le Carrousel.
Ela se transformou em uma mulher, voltou para a Inglaterra. Com a sua aparência ("Você deveria ter me visto", esclareceu ela, não há tempo para falsa modéstia), não custou muito para se infiltrar no mundo da moda. Repetidamente posou para o fotógrafo David Bailey. "E para todos os grandes. O povo da moda foi ótimo, eles não se importava com quem eu era. Disseram que meu rosto e minhas pernas me fariam uma estrela." Já estava começando no cinema. Tudo corria bem até o fatídico domingo de 1961, em que acordou com dezenas de fotógrafos, e não os da  Vogue, ela foi a seu jardim. "Nós sabemos quem você é", gritaram. Um amigo tinha vendido a um tablóide Sunday People , que desarrolhou a tampa de sua caixa. 'Ele me traiu, e apenas cinco quilos. Isso é o que me deixa mais irritada. Depois disso, ninguém queria meu trabalho. "Meu agente me disse:" Você não vai fazer mais nada, deixe o país". E, de todos os lugares do mundo, acabei na Espanha de Franco, onde fiquei durante vários anos no Jacaranda Marbella, "a única  casa noturna  na Costa del Sol ". Reinou nas ruas da Lei Vagrancy, onde se poderia prender qualquer pessoa suspeita de ser homossexual. April foi "Duquesa" (por seu casamento com Lorde Rowallan, que mais tarde tornou-se legalmente anulado). "Acho que nunca tinha visto nada tão glamoroso como eu. Todas as manhãs o meu cavalo a galope ao longo da praia. Foram momentos maravilhosos ", lembrou. Com casa de férias do Marquês de Villaverde e da duquesa de Medinaceli, e visitas ao Prado. Em abril, a propósito, ele gosta de "tudo Goya, menos escura."
Ex-modelo e tantas outras vidas para contar. Fellini quis contrata-la, os saraus na mansão e até mesmo empregos de garçonete. Mick Jagger teve que aceita-la nos EUA na década de 80. "Agora atua como  tia conselheira  de transgêneros - "Eu não posso dizer quantas pessoas me dizem que ler sobre mim salvou suas vidas" - e atende a sua própria lenda. O que eu gosto mais sobre sua exposição em Liverpool, que já recebeu mais de 70.000 pessoas desde a sua inauguração, é o site de acompanhamento, que é destinado a outras transexuais contando suas experiências. Aguarda-se a estreia de um documentário que contando sua história, que é, entre outras coisas, uma doce vingança. Qual a melhor vingança contra uma infância no escuro para construir uma vida gloriosa.
abril 1958
Abril 1958, quando ela era mestre de cerimônias Le Carrossel. Elvis Presley, Dali e Picasso fãs foram prestigiá-la, conta.
Foto: Museu de Liverpool
modelagem abril
April, posando como um modelo em 1964.
Foto: Rex Features Vic Singh / Museu de Liverpoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário